Amigos é com enorme preocupação que vejo ao longo destes meus 31 anos de profissão, a situação em que chegamos.
Ano 1980 um jovem de 24 anos começava no a trabalhar com bastante esperança que podesse prosperar na vida, tinha acabado de concluir meu primeiro curso técnico, eu trabalhava em um guiche de vendas de passagens na rodoviaria de ribeirão preto, como trabalhava só de manhã, das 06:00 ao 13:00 comia algo por ali mesmo e me dirigia até uma oficina de um amigo proximo da rodoviaria, esta oficina era autorizada gradiente cce dinacom polivox, e mais.
Na época fazia um biquinho quase de graça para o patrão, por afinal pricisava de aprender.
O patrão, um jovem de 28 por ai aparentemente bem sucedido, certo dia em comentario qualquer soltou, -"voce aí baixinho... ta´començando agora???, isso aqui vai acabar" olhei assustado e retruquei -como assim?? acabar???, é vai acabar ... logo logo não se consertará mais nada, disse eu, - poxa patrão logo agora que estou começando???. Fiquei com aquilo na cabeça tambem o homem não me deu mais explicações.
Estamos falando 1980/81 em plena cruzado novo... inflação la em cima, só sei que o cara disse que vai acabar,mas não falou quando, porque a firma dele, construiu um predio de dois andares enorme para a sede dele em 7 meses, comecei a trabalhar pra ele quase de graça, lembro-me nos consertávamos 2 tvs, e ele com o dinheiro pagava meu salario, e ainda sobrava dinheiro. obs: um tv 26 kl1 da philips custava em media 1500,00 logico um valor equivalente ao de hoje, um conserto ... não ficava por menos 550,00 a 650,00 niguem falava vou comprar outra assi de qualquer jeito. Os sistem da gradiente ds-20/40 model 900 os famosos sistem modulados a1 d1 t1 custavam uma pequena fortuna, quando chegava um na oficina, os olhinhos do patrão brilhavam... hoo dilicia...Bem isso é nostalgia, os tempos mudarame pra muito ruim, 2011 tv-21 350,00, se voce... técnico da um turo danado pra achar a treta dela, e dar orçamento de 100,00 o cliente te chama de ladrão, porque ouviu a globo dizer, que os técnico são todos ladrões, que os aparelhos não dão defeitos, é tudo fusivel e fiozinho solto. Hoje depois de uma vida de dedição, tenho que trabalha quase 12 horas,diárias pra conseguir sobreviver,não fiquei rico, mal tenho minha casinha e um carro medio p/trabalho e outro +ou- p/ passear. Sera que vai melhorar??? e quando???. O que os amigos estão fazendo para sobreviver, com tanto trabalho, e pouco resultado ($$$). Já não está na hora dos técnicos do brasil inteiro, se unir como categoria forte, e nos defender??? Até quando vamos consertar uma tv por 100,00 gastar 40,00 e ainda dar 3 meses de garantia, e na garantia ela voltar com micro queimado, que as vezes nem existe pra comprar, se tem custo quase o preço da tv, ai aconteçe o pior de tudo, devolução de todo valor pago, e ainda o cliente quer te cobrar as dispesas dele, ele tve que levar, perdeu tempo dele e aí... como fica???
Amigos, com toda sinceridade do mundo, não é exatamente isso que acontece hoje??? *nascimento 06/06/11

Responder esta

Exibições: 3779

Comentar

Você precisa ser um membro de Eletrônica Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Eletrônica Brasil

Comentário de marcos valerio frança em 27 julho 2012 às 16:00

faça como eu seja marceneiro e nas horas de folga eletronico use a eletronica como bico. e isso ai um abraço

Comentário de avanildo macedo em 24 junho 2012 às 17:40

realmente  a profissão de tecno de eletrônica ja teve seus dias.

eu mesmo ja mudei de  profissão. antes eu ganhava 1000,1,500 no máximo chegava a 2.000/mes

 bruto, hoje eu ganho mais que isso no serviço de pedreiro. e sem garantia de 3 meses.

mas gosto muito da eletrônica, ainda ontem 23/06/2012 arrumei uma tv 29"p

e  foi   uma satisfação, ma infelizmente eu tive te para de trabalhar em eletrônica   como profissão.

Comentário de Marcos Barbosa em 27 julho 2011 às 0:04

Companheiros penso o seguinte,, quando iniciei na área de reparos em tvs eram todas valvuladas com o tempo os chassis mudavam sempre para tvs íbridos ou seja transistores e valvulas no mesmo chassis, grande partes dos circuitos foram substituidos por transistores,ate se torrnarem completamente transistorizados,e mais tarde vieram os circuitos integrados,creio eu que muitos aqui como eu viveu esta época onde as informações eram minimas, somente algumas marcas saia das fabricas com o esquema grampeado por dentro do gabinete. e conseguimos superar todas estas mudanças até aqui.

Hoje temos de ter um bom conhecimento em informatica,software,programas e setup, os propios tvs de trc ja estavam usando micros gravaveis como micronas hércules e outros, e temos as eprons tambem,estamos entrando em uma nova tecnologia, nosso modo de trabalhar vai ter de mudar radicalmente,tanto no trato com o cliente como o procedimento de reparos dos tvs lcd/ led/plasma/ e outras tecnologias de reproduções de imagem que vem por ai,acho que vai ter uma seleção natural de técnicos nessa area,quem for continuar vai ter de investir em equipamentos e muitos treinamentos,eu particulamente não acho que vai acabar esta profissão vai sim ter um aumento de tvs lcd,led,plasma nas oficinas sem conserto ou não aceito orçamento pelo cliente devido os preços estarem caindo muito rápido,quem tiver condições de aguentar o impacto vai ter um bom retorno no futuro,eu particulamente não tenho estes recursos e ja estou bastante cansado de limitar nessa area já pensei em parar meus rendimentos cairam muito vou levando a vida fazendo treinamentos e lendo muito com esperança de dias melhores, ja investir muito nessa area,espero não estar enganado que essa profissão não vai acabar,e espero que no futuro proximo muitos de nos estaremos por aqui comentando que conseguimos vencer mais esta batalha! Apesar dos meus 56 anos espero estar por aqui tambem.

Um forte abraço a todos! 

  

Comentário de patricio chimenes pissurno em 26 julho 2011 às 13:32
ola amigo nos ja estamos nos ultimo dia dos consertos pois aqui onde eu moro nos consertamos um dvd por 40,00 $ e o criente diz eu vou comprar um novo pois um dvd custa aqui 60,00$ entao nao tem mas jeito tv tenque cobrar um valor maximo de 60;00$ pois aqui na fronteira uma tv 14'' nova custa em torno de 150,00$ entao nos estamo no fim da picada eu estou pensando em mudar de area pois nao esta dando mas.um abraço a todos os colega .                                                                                                                          patricio e familia
Comentário de Radjalma Oliveira do Carmo em 26 julho 2011 às 6:27

é amigos esta nossa profissão realmente está duro sobreviver dependendo dela. a  anos atráz eu comprava tv paradas principalmes de 29, quando tinha uma meia duzia delas eu consertava todas e vendia na faicha de 500 a 750 dependendo da marca e modelo. para quem comprou entre 150 a 250 era um bom lucro. hoje eu não compro mais quando o cliente oferece pois mesmo comprando barato você corre o risco de levar prejuizo dependendo do defeto. 200 a 250 é  o que querem pagar hoje em uma 29 usada e 300 se for bem novinha e mais garantia. então já era pra mim. a minha sorte é que mecho com cameras digitais filmadoras e informatica . pois se dependesse só de tv para consertar com gastos. dor de cabeça e uma pequena mão de obra paraticamente o terço do que ja foi  tempos atráz.ai fica dificil a ponto de pensar em mudar de profissão. essa é a realidade hoje. em termo de eletronica hoje  deve-se  se profissionalizar em diversas arias para tirar um melhor aproveito da mesma. uma abraço a todos. 

att: radjalma oliveira..

Comentário de joão Alves Takada em 25 julho 2011 às 19:30

Lamentavelmente, eu vejo que realmente é uma profissão que esta em seus dias finais.

Muitos clientes trazem seus trastes (algumas vezês não tão trastes) somente para desocupar espaços em suas casas, e simplesmente deixam aqui na oficina,( como se aqui fosse deposito de lixo) e simplesmente não aparecem mais. Eu particularmente, após 45 anos operando nesta área, ja estou buscando um outro meio de vida. Estou partindo agora para a área de CFTV, vamos ver no que vai dar.

Abraços, João Alves Takada

Comentário de carlos gilberto santos em 25 julho 2011 às 17:17

Caro colega, infelizmente é a realidade. As pessoas até pedem para que a tv pife para comprar uma nova, já trabalhei muito em eletronica mas, a coisa esta ficando um pouco dificil mas, por outro lado tem coisas muito pior. Pelomenos ainda da para ganhar um dinheirinho com muito esforço pior aqueles que nem assim conseguem.

  Abraço Gilberto

Comentário de Mario Seixas em 26 junho 2011 às 13:05
nao tem futuro profissao acabou

SOS ELETRÔNICA

======ANUNCIANTES======

>>>IR PARA O ANUNCIO, >>>>>>CLIQUE AQUI>>>>>

Badge

Carregando...

======ANUNCIANTES======

>>>IR PARA O ANUNCIO, >>>>>>CLIQUE AQUI>>>>>

CONFIRA

© 2017   Criado por Djalma Milan.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço